Páginas

terça-feira, 11 de março de 2014

O que é DOCG e DOC dos Vinhos Italianos?


Classificações Italianas de Vinho: DOCG e DOC


DOCG: Denominazione di Origine Controllata e Garantita

Esta é a denominação que todo vinho italiano busca,, pois significa que o enólogo seguiu parâmetros e normas muito restritos durante a criação do vinho. 

Esta Denominação foi criada para homenagear as tradições vinícolas da Itália, onde, em algumas Regiões da Itália se utiliza apenas alguns tipos de uvas para se criar um vinho específico.

E vamos dar como exemplo o vinho Chianti Classico, que traz no nome a chamada, Produzido em Chianti, na Toscana,

Com uma proporção ideal de uvas Sangiovese e envelhecido de maneira controlada para que possa se encaixar nesta classificação.

Porém, só isso não é o suficiente para ganhar o “Garantia” do título, o vinho ainda deve passar pela aprovação de uma comissão de certificação de autenticidade e de qualidade.

Como resultado, claro que a quantidade de vinhos e a diversidade são restritos e, como já era de se esperar, e o preço vai ser mais elevado, óbvio. 

DOC: Denominazione di Origine Controllata

           
O D.O.C., foi criado em 1963, visava estabelecer e manter a qualidade do produto de reputação nacional. 

Atualmente, são vinhos mais facilmente encontrados e disseminados. Estes vinhos seguem os critérios do estilo em que são rotulados, como a área apropriada, utilizando as uvas corretas e produzidos seguindo métodos apropriados. Ou seja, essas técnicas são utilizadas por todos os produtores da região, seguem padrões que envolvem desde as mesmas variedades de uvas até sua produção e envelhecimento dos vinhos.


Com isso você está seguro de ter boa qualidade e saber o que esperar quando abrir uma garrafa DOC.

diferenças: 

Para ficar claro: A principal diferença entre um DOC e DOCG é que, este último, deve passar pelo teste cego de qualidade para garantir os requerimentos legais para ser assim designado. 

Desde 1992, quando foram criadas novas regras, foram também impostos novos requerimentos e exigências para os DOCG, como a produção de uvas por hectare e nível mínimo de álcool natural, entre outros. 

O objetivo de tudo isso é de incentivar os produtores a se concentrar em fazer um vinho de qualidade. 

Estima-se, a partir dos dados mais recentes coletados entre 2006-2010, que atualmente haja 311 denominações de DOC e 32 denominações DOCG.

 
Fonte: enoblogs, mondo vinho e wikipédia


Lucas Bolívar
Sócio Proprietário - Armazém Deus do Vinho 


ADV - Armazém Deus do Vinho 


www.deusdovinho.com


Tel: 11-2017-5317

E-mail: vinhos@deusdovinho.com

Curta nossa página no facebook





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inscreva-se no nosso Blog